Diariamente esbarramos com notícias sobre aumento na tarifa cobrada pelo consumo de energia elétrica no Brasil. Com o desemprego em alta e a crise econômica causada pelo novo Coronavírus, é fundamental para a maioria dos brasileiros cortar gastos e economizar em alguns pontos.
Especialistas em geração de energia, decidimos criar uma lista com cinco dicas para economizar energia elétrica em casa.
Quando não estão em uso, os aparelhos que possuem stand-by — ou modo de espera, no qual o aparelho está desligado, mas fica com uma luz acesa — geram um gasto de economia quando são mantidos na tomada.
Portanto, o ideal é que eles sejam retirados da tomada, principalmente à noite, período no qual eles são pouco utilizados. Além disso, essa medida ajuda a evitar que os aparelhos sejam danificados em caso de descargas elétricas na região.
Até pouco tempo atrás, se indicava trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que eram mais econômicas e duravam mais tempo. Porém, hoje o conselho é que se adquira lâmpadas de LED porque elas iluminam mais consumindo menos watts.
Apesar do custo maior desse tipo de lâmpada, em longo prazo a economia que elas trazem é bem maior — podendo chegar a 80% de economia com relação ao consumo da lâmpada incandescente —, além de durarem bem mais tempo. Para não pesar no bolso, as trocas podem ser feitas aos poucos, priorizando os cômodos nos quais o uso é maior (como sala e cozinha, por exemplo).
Um fator que influencia bastante no consumo e contribui para economizar energia elétrica é a classificação dos aparelhos adquiridos. Procure por itens que possuem o selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), de preferência com etiqueta “A”, que são aqueles mais eficientes em termos de consumo de energia. Caso os aparelhos sejam importados, procure o selo Energy Star.
Uma das formas mais eficientes de se economizar energia elétrica é mudando os hábitos na hora de utilizar o chuveiro. O principal ponto que se deve observar, nesse caso, é evitar banhos nos horários entre as 18h e 21h — o chamado “horário de pico”, quando a tarifa da concessionária de energia elétrica da sua cidade é mais cara. Nesse intervalo, a utilização da carga de energia é bem maior, o que faz com que o consumo também seja elevado.
O Sol fornece energia gratuita todos os dias e você pode aproveitar isso usando sistemas de captação e geração de energia através de painéis fotovoltaicos que são capazes de, por exemplo, aquecer água para você usar no chuveiro ou até fornecer energia para uma casa inteira.
Você pode até mesmo ir mais além e gerar energia elétrica para toda a sua residência, o que obviamente tem um custo inicial, mas em média 5 ou 6 anos você obtém o retorno do investimento. A H3 Solar oferece excelência em projeto e instalação completas de sistemas de energia solar. Não perca tempo, solicite seu orçamento e comece a economizar deixando o sol trabalhar por você.