A energia renovável é hoje a principal saída para a redução de emissão de poluentes no mundo. Além de fundamentais no combate ao aquecimento global, as energias renováveis são uma alternativa inteligente para a redução dos custos com energia, seja na produção ou no consumo final.
No artigo de hoje vamos falar sobre os tipos de energia renováveis.
Por definição, toda energia gerada por fontes naturais com capacidade de renovação, que seja infinita, é considerada energia renovável.
A produção de hidroeletricidade é principalmente efetuada através de centrais hidroelétricas que estão associadas as barragens de grande ou média capacidade, a produção de hidroeletricidade representa o armazenamento das águas dos rios, constituído por um reservatório e interrompendo pontualmente o fluxo de água.
A Energia Solar pode ser utilizada para obtenção de luz, calor e também corrente elétrica. Esse tipo de energia pode ser obtido por meio de um sistema que reúne dispositivos usados para captar e transformar a radiação solar em energia elétrica ou térmica.
A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
A energia eólica diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que, não produz poluentes.
Na conceção da geração de energia, o termo biomassa aglomera todos os derivados recentes de organismos vivos que são utilizados como combustíveis ou para a sua produção desses mesmos combustíveis.
A biomassa é utilizada diretamente como combustível ou através da produção de energia a partir de processos de pirólise, gasificação, combustão ou co-combustão de material orgânico que se encontra presente num ecossistema.
Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.
O Etanol é obtido principalmente por meio da fermentação de açúcares e cereais (por isso, é chamado muitas vezes de “álcool de cereais”). No Brasil, o etanol é produzido somente pela fermentação da cana-de-açúcar, em que cerca de 1 tonelada de cana produz 70 litros de etanol.
Quando falamos em energia hídrica, podemos ver que o investimento necessário para a construção de gigantescas usinas hidrelétricas, além de causar muitos impactos sociais e graves impactos ambientais, restringe as possibilidades de essa tecnologia ser administrada e utilizada pela população, ainda que em cooperativas.
Sendo assim, a opção de energia renovável mais indicada para uso residencial é a energia solar.
No Brasil, a microgeração de energia fotovoltaica, também chamada de energia solar residencial, vem crescendo bastante e está mais presente em todos os estados, além do Distrito Federal.
O Brasil está entre os seis países no mundo com maior potencial para gerar energia solar, ocupando a terceira posição de maior insolação entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Dadas as características do clima e geografia do país, é viável gerar e utilizar energia solar em praticamente todo o território brasileiro.
Pesquisas apontam que a implantação oficial da energia solar no Brasil geraria uma economia de R$ 150 bilhões de recursos públicos ao longo de vinte anos. Essa economia se reflete também no bolso do consumidor, principalmente se ele tiver autonomia sobre a sua própria produção enérgica, com um sistema de energia solar em casa.
A H3 Solar é especialista em projetos, instalação e manutenção de sistemas de energia solar. Quer saber como implementar e economizar até 95% da sua conta de energia? Clique aqui e solicite já seu orçamento com um de nossos especialistas.