A utilização de energia solar no Brasil ainda é relativamente nova, por isso ainda existem inúmeras dúvidas sobre o seu funcionamento. Uma das principais indagações feitas por clientes é sobre a produção de energia solar em dias nublados. É comum que clientes achem que não é possível gerar energia em dias nos quais o sol praticamente não aparece ou em dias chuvosos com pouca luminosidade.
Mas esse pensamento está incorreto. Mesmo que o sol esteja coberto por nuvens ou não esteja completamente visível, ainda é possível extrair energia solar nessas condições. Isso acontece porque todos os dias existe uma taxa de irradiação solar, claro que com algumas variações na intensidade da produção.
No artigo de hoje vamos tirar todas suas dúvidas sobre geração de energia solar em dias nublados.
A energia solar é considerada energia eletromagnética, por se propagar por ondas dessa natureza, cuja fonte é o Sol.
Para a produção de energia solar são necessários painéis específicos – chamados de painéis fotovoltaicos – constituído a base de silício que funcionam pelo efeito fotovoltaico.
O efeito existe quando um material semicondutor recebe a incidência de luz. A partir daí ele é capaz de produzir energia ou corrente elétrica por diferença de potencial
Os raios solares sofrem algumas mudanças em seu percurso. Antes de atingir o solo, uma parte da radiação é refletida pela atmosfera. A parte que consegue passar chega até as nuvens. Como as nuvens cobrem 60% da superfície terrestre, elas podem absorver, refletir ou transmitir a radiação para o solo.
Nesse processo de transmissão, as nuvens a deixam a radiação passar de duas formas. A primeira é considerada irradiação difusa, e a segunda considerada irradiação direta. É esta última que mais interessa aos painéis fotovoltaicos
Após receber a irradiação, os semicondutores de silício formam uma diferença de potencial (DDP) entre si e geram energia elétrica. Como a geração de energia acontece com a corrente sendo do tipo contínua, é necessário que essa energia passe por um inversor que a transforme em corrente alternada. Assim, ela pode alimentar os aparelhos elétricos e, posteriormente, ser conectada à rede elétrica em sistemas on–grid.
Os painéis solares funcionam única e exclusivamente à base de irradiação solar. Logo que o Sol nasce até a hora de se pôr é possível aproveitar a energia solar. É claro que em dias nublados ou com muita chuva, quando não é possível ver nitidamente o Sol, a produção de energia será inferior à de dias ensolarados e com poucas nuvens.
A produção diminui porque, como explicamos, a geração de energia solar se beneficia principalmente da irradiação solar direta. Quando há aumento na quantidade de nuvens que bloqueiam o Sol, a quantidade de irradiação direta que serviria para alimentar o seu painel fotovoltaico diminui, consequentemente reduzindo a produção de energia solar em dias nublados.
Porem, os painéis solares também são capazes de absorver a irradiação solar difusa, dessa forma, mesmo que nuvens escondam o sol, os raios solares difusos ainda poderão ser aproveitados para gerar energia para o seu sistema.
Depois dessas informações, esclarecemos o mito sobre falta de produção de energia solar em dias nublados. Esse pensamento, infelizmente, faz com que algumas pessoas desistam de instalar sistemas fotovoltaicos em sua residência ou empresa, perdendo a oportunidade de economizar em casa e nos negócios.
Quer saber quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica para sua residência, estabelecimento comercial, ou empresa? Solicite já seu orçamento com um de nossos especialistas e deixe seu projeto nas mãos de quem realmente entende de energia.