Não é de hoje que falamos aqui sobre o investimento em energia solar fotovoltaica. A solução vem se tornando cada vez mais viável e atraente para os brasileiros.
Sabendo disso, falaremos no artigo de hoje sobre payback e como você pode calculá-lo para saber sobre seus retornos após o investimento em energia solar.
Além de usufruir de uma energia limpa e renovável e ter um maior controle sobre os gastos com energia, o consumidor que gera sua própria energia tem a vantagem de saber o quão rentável é investir em energia solar.
O chamado payback é o cálculo que prevê quando o consumidor começará a ter retorno sobre o investimento feito em seu sistema.
O payback é o período necessário para que o custo de instalação e de aquisição dos equipamentos se pague e, a partir de então, comece a “gerar lucro”. Esse cálculo deve levar em consideração o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema fotovoltaico.
Um sistema de energia solar fotovoltaica pode gerar uma economia de até 95% na sua conta de energia. Segundo análises da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o tempo de retorno de um sistema residencial de geração distribuída está estimado em até quatro anos.
Com os avanços tecnológicos, linha de financiamentos mais atrativas e o aumento na tarifa de energia, a tendência é a diminuição do payback de projetos de energia solar, tornando a solução ainda mais rentável e democrática tanto para grandes empresas quanto para residências.
O payback médio atual leva em conta os valores das tarifas de hoje, para uma mensuração com dados concretos. Mas a tendência é que o retorno seja ainda mais rápido, em função dos reajustes na conta de luz no mercado regulado. Sabendo que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de 25 anos, seu retorno em investimento pode ser pago de 3 a 5 anos.
Para realizar os cálculos do retorno financeiro de um sistema solar energia solar, o consumidor deve analisar o local onde os equipamentos serão instalados, além de levar em conta fatores como potência, tensão, número de horas de irradiação.
Para calcular o valor do payback é preciso analisar também o valor do kWh praticado em cada região. Feito isso, é preciso dividir o valor do investimento pelo produto de energia gerada e o ano pela tarifa.
Exemplo
Valor do kWh no Ceará é de R$ 0,85. Vamos supor que um sistema tenha custado um valor de R$ 25 mil e gere aproximadamente 750 kWh por mês.
A conta que você deverá fazer é a seguinte.
25.000 (valor do sistema) divido por 750 (energia gerada) vezes 12 (quantidade de meses) vezes 0,85 (valor do kWh).
25.000 / 750x12x0,85 = 3,26
O resultado desse cálculo será a quantidade de anos que o seu sistema vai levar para “se pagar”. No nosso exemplo, o sistema levaria aproximadamente 3 anos e 3 meses para começar a render lucros.
Levando em consideração que o sistema terá uma vida útil de, no mínimo, 25 anos, o cliente teria aproximadamente 22 anos de lucro com o sistema de energia solar.
A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica deve atender a algumas normas que vão além do simples projeto e instalação. Por isso, é fundamental que uma empresa qualificada seja responsável pelo seu projeto.
Consolidada no Nordeste, a H3 solar já conta com mais de 10 mil painéis solares instalados. Projetos que vão desde residenciais até grandes sistemas para empresas. Solicite já o seu orçamento, clique aqui e entre em contato direto com um de nossos especialistas.