Você está pensando em instalar um sistema de energia solar na sua casa ou empresa, mas aí surge uma das principais dúvidas: quanto tempo ele durará? Esse questionamento é frequente pois o tempo para que o investimento se pague, o payback, pode levar em torno de 3 a 4 anos. Mas, e quanto ao tempo que você irá apenas desfrutar dos benefícios? Antes de continuarmos é importante você saber que cada item que compõe o sistema fotovoltaico (módulos, estrutura de fixação, inversor, e etc.) possui sua garantia e duração específicas. Logo abaixo você encontrará essas e outras informações sobre.
A durabilidade dos módulos pode mudar de acordo com cada marca já que essa é estipulada pelo fabricante, mas existe um mínimo que é de 25 anos. Assim como qualquer material que conhecemos sofre desgaste, com as placas não seria diferente, sua deterioração é causada por fortes chuvas e ventos, poeira em excesso e principalmente pelo próprio responsável pela geração de energia, o sol.
Apesar desse desgaste, que ocorre de forma lenta, e retirando período que o investimento é pago, ainda podemos contabilizar pelo menos 21 anos de economia. E atenção, ao final desses 25 anos ainda assim o sistema não para de funcionar!
O deterioramento causado no decorrer do tempo diminui a quantidade de energia que é gerada pelos módulos, uma leve queda anual. Quando o sistema de energia solar é instalado, ele possui uma garantia de eficiência de 80%, ou seja, se seu sistema foi contratado para gerar uma média de 1000kWh, até o final dos 25 anos ele ainda gerará a média de 800kWh (se a média de radiação local estiver dentro do previsto) e após esse período sua geração ainda continua já que a perda dessa eficiência é baixíssima, em torno de 0,7%/ano.
Outros dois equipamentos que fazem parte da composição do sistema de geração de energia são: inversor e trilhos. O primeiro por sua vez, que é responsável por converter a energia solar e deixar pronta para uso em sua rede elétrica possui a garantia de 5 anos, podendo ser estendida até 20 anos por alguns fabricantes. Já o segundo, também conhecido como estrutura de fixação e como o próprio nome já diz é responsável por fixar o sistema no telhado, possui uma garantia de 12 anos. Ambas as garantias também ofertadas pelos seus respectivos fornecedores.
É recomendado que após finalizar a garantia de cada componente seja solicitado uma vistoria técnica para verificar possíveis substituições de peças para que o sistema continue atendendo o consumo inicial, para isso, o cliente poderá cotar com a empresa responsável pela instalação do sistema e solicitar a troca desses equipamentos danificados.