COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

ENTENDA TODO O PROCESSO QUE A FAZ A LUZ DO SOL VIRAR ENERGIA PARA SUA VIDA.

Mas como funciona a energia solar? O Sol é sinônimo de vida, calor, energia e, quando utilizado de maneira correta, economia. Isso porque é possível converter a sua luz em energia elétrica. Esta, quando aplicada em espaços comerciais e residenciais, gera uma redução impressionante no valor da fatura ao final do mês.


1 – Nosso Sol funciona como um reator natural. Ele libera pequenos “pacotes” de energia chamados de fótons. A cada hora, a quantidade desses elementos que chegam à Terra é suficiente para abastecer a demanda global de energia por um ano inteiro.

2 – Os painéis solares, instalados sobre as edificações, são compostos por associações de células fotovoltaicas. Eles absorvem a luz e geram energia elétrica (corrente contínua).

3 – A energia gerada pelos painéis passa por um equipamento denominado “inversor”. Nele a corrente contínua se transforma em alternada, adequando-se às características da rede elétrica que utilizamos.

4 – A energia que sai do inversor é conectada à sua casa ou empresa, no quadro de energia. Isso permite a utilização nos aparelhos e reduz a necessidade de utilização da energia fornecida pela distribuidora.

O interessante na energia solar é que, se a sua casa ou empresa gerar mais energia do que o que é consumido, ela é injetada na rede de distribuição e funciona como um crédito para você, sendo possível compensar à noite ou durante os próximos meses. Para fazer a conexão da rede elétrica com o seu sistema de energia solar fotovoltaica, cada distribuidora possui normas e exigências específicas, que precisam ser respeitadas. Por isso, contar com uma parceira experiente, que saiba como fazer, é importante para evitar problemas futuros.

QUAIS AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR?



PERGUNTAS FREQUENTES


Será que tem sol suficiente para implantar um sistema de energia solar?
Os altos índices de solares do estado do Ceará ajudam a destacar a região, e ainda favorecem empresários e residentes que decidem investir em fontes renováveis.
Como o sistema de luz solar funciona à noite?
O Sistema solar não funciona à noite. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora e será convertido créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo durante a noite.
Eu consigo zerar minha conta de energia com o sistema?
Não, mesmo que tenhamos uma central geradora de energia em nossa casa do tamanho de Itaipu, precisaríamos pagar um valor mínimo para a concessionária de energia. Este valor é referente ao custo de disponibilidade da rede de distribuição de energia.
Se faltar energia meu sistema de energia solar continua funcionando?
Não. Por medidas de Segurança o sistema solar deve ser desligado em caso de falta da rede.
Qual a manutenção necessária após a instalação do sistema?
A manutenção anual limita-se a uma limpeza das placas (quando for necessário) com água. Como se você estivesse limpando um vidro sujo no seu telhado com um pano e água comum. Se chover a chuva fará este trabalho para você.
Como eu monitoro a geração de energia solar do meu sistema?
Instalaremos um sistema de monitoramento que permitirá acompanhar a geração de energia em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador através da internet. Além disso este sistema vai armazenar as informações de produção dos meses e você poderá comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor.

MAS E A BUROCRACIA E O ORÇAMENTO DO SISTEMA?


Nós damos todo o suporte necessário para legalizar o seu sistema de energia solar frente aos órgãos reguladores. Quer saber quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica? É simples rápido e fácil! É só nos mandar a fatura da sua última conta de energia, a partir dela nós calcularemos o orçamento para a instalação do seu sistema de energia solar.
 
SOLICITE UM ORÇAMENTO
×

Powered by WhatsApp Chat

×